20/05/2013

[Wild Life II]




Abertura f//8 | Velocidade de obturação 1/320 seg. | Distância focal 200mm | ISO 400 | Edição PhotoStudio Pro
Frunas, Maio 2013

Tentilhão dos Açores (Fringilla coelebs moreletti) é uma subespécie do tentilhão-comum, presente em território continental, o tentilhão dos Açores apresenta diferenças nas cores da plumagem e pequenas diferenças a nível morfológico.


Tem tamanho de um pardal, mas mais robusto, o tentilhão dos Açores possui um bico cónico e forte, cor-de-chumbo. Na plumagem do macho predominam tons cinzento-azulados, contrastantes com o dorso esverdeado e com a face e peito alaranjados. A partir de Janeiro e durante o período reprodutor, os machos adultos apresentam uma “mascarilha” pronunciada nos olhos. As fêmeas têm uma plumagem mais discreta, em tons castanhos, com excepção do dorso, geralmente esverdeado.

Ambos os sexos apresentam um padrão preto-e-branco nas asas, bem como branco na parte lateral da cauda, características que facilitam a identificação desta espécie em voo, o qual é vigoroso e ondulante.

Apesar de emitir diversos chamamentos, realizados com diferentes funções, mais ou menos difíceis de distinguir das restantes espécies, o canto típico do macho é bastante característico e fácil de memorizar.

Fonte Wikipédia.


4 comentários:

  1. Olá!
    Muitos parabéns pelo portefólio.
    Adoro aves. Bonito tentilhão.

    ResponderEliminar
  2. Também muito bem realizada.
    Fiquei apaixonado pelo chão. Acho que ele por si só, merecia uma fotografia. Mas não tenho nada contra o Tentilhão. :-)
    Os Açores é mesmo uma terra abençoada. Até o chão de terra é lindo!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade, aqui tudo é lindo... exceto algumas coisas...

      Eliminar